Psicoterapia

adolescente, adulto, casal

e familiar

 

A psicoterapia pode ser compreendida como um caminho que viabiliza o autoconhecimento, oportunidades para mudanças e abertura para novas possibilidades de ser. É também considerada imprescindível no tratamento de transtornos psicopatológicos e de doenças, como:   depressão, transtorno do pânico, ansiedade, fobias, transtorno dissociativo, panóide e esquizóide, boderline, etc. Além disso, auxilia no desenvolvimento de capacidades de auto-reflexão e de habilidades interpessoais.  

Nesse espaço terapêutico poderão surgir novos sentidos e significados, além de descobertas de novas perspectivas e ajuda na criação de recursos para lidar com as crises existenciais.

 

O que é Psicoterapia Cognitivo Comportamental?
Por Gustavo Zampoli - Psicólogo Cognitvo Comportamental

 

A forma como pensamos, interpretamos as situações a nossa volta determina como nos sentimos e nos comportamos, por exemplo: Pensamento "Meu chefe vai me mandar embora" gera a emoção de medo que gera o comportamento de ficar suando ou quieto. Na psicoterapia cognitiva, mudamos a forma de interpretação e assim a emoção e os comportamentos também se modificam. Outra forma de tratamento é na modificação dos comportamentos. O paciente diz "Não consigo dizer bom dia para meus colegas de trabalho" Na psicoterapia paciente e psicólogo treinam o comportamento de dizer bom dia e assim o mesmo é reproduzido no dia a dia

Psicodiagnóstico

O Psicodiagnóstico, através da utilização de técnicas específicas de investigação, possibilita uma avaliação da personalidade do paciente, que resulta na definição do tipo de intervenção terapêutica que pode ser realizada para cada demanda identificada.