top of page

POSSO TER UMA VIDA INTERESSANTE?

Uma dúvida muito comum entre as pessoas é: Posso ser feliz? Eu sou feliz?

A felicidade é um conjunto de emoções, ou seja, alegria, satisfação, prazeres e isso pode vir de diversas fontes: trabalho, amizades, relacionamento amoroso e outras, pense: Quais as fontes que lhe proporcionam felicidade?

O ser humano é tedencioso a pensar negativamente: "Isso não vai dar certo", "Nada é bom pra mim", "Não consigo nada", e diante dessas interpretações determina comportamentos como choro, baixa auto-estima e outros que você pode identificar.

Levar uma vida interessante é relativo, pois depende de como você vê a vida e de como se comporta. Fazer aquilo que gosta, sair com os amigos, ter uma relacionamento, é interessante? Depende da interpretação que você tem. Se perceber as coisas boas que elas lhe proporcionam, tudo pode ser tão interessante quanto você achava e seus comportamentos podem ser modificados.

A vida pode ser interessante, desde que você proporcione eventos e comportamentos para ela se tornar prazerosa.

Você está em um processo de interpretar que tudo é ruim? Que tal experimentar a interpretação do que você tem de bom? Não? Preste atenção nessa metáfora:

"Você está sentado em uma floresta e precisa começar a procurar lenha para uma fogueira. Pensar em procurar dá um desânimo, mas você começa e quando está dentro do processo de procura percebe que não é tão ruim e que é tão prazeroso quanto você achava"

Tente ver o que há de bom em sua vida e veja que com pequenas coisas, sua vida pode ser interessante, caso não encontre, crie comportamentos que possam lhe trazer alegria.

Claro que nada é simples assim, como abordo no texto, por isso, se sente que sua vida perdeu a graça ou quer sentir a mesma mais interessante, consultar um Psicólogo é essencial.

Por Gustavo Zampoli

Psicólogo da Clínica Psicológica Pinheiros


Posts em destaque
Posts recentes
Tags
Nenhum tag.
Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Ícone do App Instagram
Follow Us
bottom of page