O PSICÓLOGO E SEU TRABALHO

Mensagem 2.jpg
Atualmente o Psicólogo é um dos profissionais pelo qual existe grande curiosidade, de como é o seu trabalho e também, grande alvo de preconceito. Muitos se intitulam de "Psicólogo" por dar um conselho ou ajudar alguém.

O Psicólogo é um profissional que segue a ciência psicológica, ou seja, uma ciência que estuda o comportamento humano e desenvolve técnicas para ajudar o ser humano nas mais diversas situações, como medo, tristeza, ansiedade, entre outros.

O papel do psicólogo é ajudar o paciente a ter o "insight", ou seja, que ele perceba os erros de suas interpretações ou comportamentos e faça a mudança que se precisa para melhorar a situação problema.

O Psicólogo não diz o que é certo ou errado, com as técnicas desenvolvidas, ele as aplica durante o tratamento, fazendo mudanças significativas no paciente, como por exemplo, a reestruturação cognitiva, onde as interpretações são modificadas, trazendo uma melhora e promevendo saúde mental.

Acolher e escutar é um dos papéis do Psicólogo, onde ele entende o sofrimento e o problema que está acontecendo e ajuda na resolução com as técnicas psicológicas.

Não há uso de medicamentos, o trabalho é em cima da intervenção técnica e caso seja necessário o uso, o psicólogo encaminha o paciente para avaliação psiquiatrica.

Por Gustavo Zampoli

Psicólogo cognitivo-comportamental da Clínica Psicológica Pinheiros

#psicólogo

Posts em destaque
Posts recentes
Tags