top of page

AUTOCONFIANÇA

AUTOCONFIANÇA

No mundo contemporâneo cada vez mais se pede autoconfiança em decisões, atitudes e se esmaga mais a autoestima pela competição, entre outros.

A autoestima se diminuiu a partir de críticas externas e de si próprio, de timidez, insegurança, perdas, dependências (emocional, por exemplo) e outros.

A autoconfiança está ligada a bons resultados que se têm diante das resoluções de situações e aos comportamentos apresentados diante de decisões. Com bons resultados a autoconfiança aumenta, mas ás vezes esses comportamentos não dão o resultado esperado.

A estratégia é mudar o repertório e ver o novo resultado. Ficar pensando que não conseguiu por não ser capaz, não ajuda e sim, diminui a autoconfiança.

A aprovação externa, desde os pais, amigos e colegas de trabalho, ajuda o ser humano a se sentir bem consigo mesmo e com suas atitudes, com isso, a autoestima se desenvolve, dando uma boa carga de autoconfiança.

O ser humano ás vezes tem uma forma de se depreciar, se intitulando de vários termos negativos, isso ajuda a autoestima e autoconfiança a diminuírem cada vez mais

Para mudar isso, comportamentos novos devem ser aprendidos e feitos, por exemplo:

Ter autoconhecimento de si próprio (Habilidades, emocional);

Identificar quais as qualidades que possui;

Tratar-se com amor;

Não usar verbais depreciativos (ex: ''não sou ninguém'');

Fazer coisas que o deixa feliz;

Não ceder só porque o outro quer e esquecer de si próprio

Ver quais valores se têm, etc.

A falta de tais conportamentos mencionados acima, ajuda a autoconfiança a diminuir ou a nem mesmo, aparecer.

No processo de psicoterapia, psicólogo e paciente vão juntos identificar quais comportamentos estão sendo imitidos para que a autoconfiança esteja baixa e juntos podem encontrar novos repertórios para aumentar a mesma.

Caso você esteja se sentindo com baixa autoestima e autoconfiança, não deixe de procurar um Psicólogo, ele é o profissional indicado para trabalhar com essas questões.

Por Gustavo Zampoli

Psicólogo cognitvo-comportamental da Clínica Psicológica Pinheiros

Posts em destaque
Posts recentes
Tags
Nenhum tag.
Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Ícone do App Instagram
Follow Us
bottom of page