top of page

TERAPIA DE CASAL E RELACIONAMENTO CONJUGAL

TERAPIA DE CASAL E RELACIONAMENTOS

Quem nunca teve um problema dentro do seu namoro ou casamento? Nos dias atuais, está cada vez mais difícil viver um equilíbrio nas relações

Há uma série de respostas pra essa pergunta: divergências de opinião entre ambos, diferenças de cultura familiar, orgulho por um não ceder ao outro, muita dedicação à vida profissional, falta de verdade, ciúmes, dificuldade em diálogo, entre outros.

Abaixo seguem alguns exemplos dessas dificuldades:

Divergências de opinião: quando cada um deseja fazer algo diferente no final de semana e o casal não consegue estabelecer um diálogo e nem ceder à vontade do outro, isso pode gerar maiores conflitos que, e quando muito recorrentes, podem levar ao desgaste da relação.

Diferenças de cultura familiar: cada um tem a sua ontogênese, ou seja, sua história de vida particular e isso influencia parte dos comportamentos apresentados em diversas situações, por exemplo: na forma de expressar e na maneira de se posicionar no relacionamento. Tais diferenças podem intervir na relação, caso ambos não souberem lidar com as mesmas.

Falta de verdade: "Por que você chegou tão tarde?" R: "Trabalhei até mais tarde" (Na verdade estava em um happy hour com os colegas de trabalho). Então para um dos parceiros pode surgir a pergunta: Por que esconder algo tão simples?

Comportamentos modelam outros comportamentos, exemplo: toda vez que um chegava tarde em casa e contava ao outro que estava em um happy hour, havia discussões. Tal comportamento não impede o outro de fazer o que estava fazendo, mas sim de esconder, pois a partir do momento em que esconde e não acontece a discussão, o

mesmo percebe que esconder traz conseqüências positivas e assim o comportamento se repete e pode começar a se estender para outras situações. O comportamento ocorre diante do estimulo antecessor. Quanto mais essas situações acontecem, a relação se desgasta e acontecem as separações.

Antes de chegar a esse ponto, os casais podem procurar a orientação de um psicólogo que poderá ser um intermediador nessas dificuldades.

A psicoterapia de casal é um processo onde os casais expõem suas dificuldades, angústias e desejos. No processo os casais vão poder aprender:

Habilidades de comunicação (Entonação de voz e o que falar diante de diversas situações);

Aprender a resolver problemas juntos;

Como lidar com as diferenças ;

Como se comportar diante de um considerado mau comportamento do cônjuge;

A terapia de casal é um processo colaborativo, ou seja, psicólogo e casal trabalham juntos na busca pelas resoluções dos problemas apresentados e com isso, aquela relação desgastada pode encontrar meios para ser uma relação mais saudável e prazerosa para ambos e o processo pode ser longo ou curto, depende da colabroração do casal em usar o espaço para expor tudo que está acontecendo e a disposição para reconhecer os erros e para a mudança

A terapia de casal não é indicada apenas para casados, mas para qualquer relação estável, desde o namoro ao casamento.

Por Gustavo Zampoli

Psicólogo Cognitivo-comportamental da Clínica Psicológica Pinheiros

Posts em destaque
Posts recentes
Tags
Nenhum tag.
Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Ícone do App Instagram
Follow Us
bottom of page